Se você aprecia uma boa cerveja e gosta de se aprofundar em seus estilos, sabores e histórias, certamente, já ouviu falar das escolas cervejeiras e dentre elas, a mais tradicional e talvez até a mais famosa – escola alemã.
Antes de falarmos sobre essa importante escola cervejeira, precisamos conhecer brevemente sobre o surgimento da cerveja.
A cerveja é considerada a bebida mais consumida do mundo. Ela surgiu há aproximadamente 9.000 anos na Mesopotânia e começou a ser produzida, inicialmente, por mulheres que eram responsáveis pela fabricação e distribuição.
A partir do século V, na Idade Média, a cerveja teve sua grande ascensão. Os principais responsáveis por esse crescimento foram os monges que levaram a produção aos mosteiros.
Os monges se encarregavam de produzir as cervejas, já que a demanda pelo produto era crescente e também por serem letrados, o que permitia a eles, acesso a leitura de receitas e livros para a produção do líquido.
Inicialmente, as cervejas eram de baixo teor alcoólico, âmbares, escuras e eram adicionados uma mistura de frutas e especiarias denominada gruit.
Os primeiros indícios do lúpulo foi em torno de 1.000 d.C, na Alemanha, que aos poucos foi substituindo o gruit, trazendo mais sabor e aroma para a bebida.
Lei da Pureza Alemã: Reinheitsgebot
A maior mudança veio no dia 23 de Abril de 1516 com a instituição da lei conhecida como Reinheitsgebot, instituída pelo Duque Guilherme IV da Baviera que determinou que as cervejas só poderiam utilizar três ingredientes: água, malte e lúpulo.
Sustentada até hoje, a Reinheitsgebot foi se espalhando gradativamente da Baviera para outras regiões do mundo, tornando-se sinônimo de qualidade e pureza na produção de cerveja. Popularmente, essa tradição é conhecida como “cerveja puro malte”.
Principais Representantes da Escola Alemã de Cerveja
Tida como uma das principais escolas cervejeiras, a escola Alemã conta com uma lista imensa de cervejas.
Listamos abaixo alguns estilos clássicos dessa escola:
Cerveja Lager
Produzidas desde o século XV, esse tipo de cerveja foi ganhando território a partir dos anos de 1840, tornando-se um dos tipos mais populares e consumidos do mundo.
Hoje, diversos tipos de lager são produzidas, mas no geral, suas principais características são: aroma maltado, cor dourada e muito refrescante!
Cervejas de Trigo – Weizenbier
É um estilo de cerveja típico e muito consumido no sul da Alemanha, nos estados da Baviera, mas é bastante popular em outras regiões da Alemanha e do mundo.
São cervejas produzidas com malte de trigo, malte de cevada, lúpulo e levedura. Normalmente, são turvas com aroma de banana e cravo com graduação alcoólica entre 5% a 6%.
Cerveja Bock
Sua origem é na cidade de Einbeck – Alemanha. No geral, as cervejas são robustas e mais alcoólicas, com maior presença de malte e aroma maltado intenso.
Sua coloração varia de cobre escuro a marrom escuro, sabor e aroma de lúpulo são baixos, com corpo médio intenso.