A cerveja é uma das bebidas mais apreciadas pelo mundo a fora. Com origem na antiguidade, ela carrega uma história de particularidades que ao longo dos anos, vem conquistando cada vez mais adeptos dispostos a experimentar novos rótulos, sabores e aromas.
Os primeiros registros de fabricação das cervejas são de aproximadamente há 6.000 anos atrás, na região onde antigamente existia a Mesopotâmia, hoje Iraque e Kuwait.
Há muita história envolvendo a bebida, por isso separamos algumas curiosidades que você talvez não saiba, mas vai adorar saber!
Bebida dos deuses ou da deusa?
As mulheres foram as responsáveis pela descoberta acidental da cerveja e por isso, temos a deusa sumérica da cerveja – Ninkasi.
Hino à Ninkasi – Fazendo cerveja
“.. você é a única que maneja a massa, com uma grande pá, misturando em uma cova o bappir com ervas aromáticas, tâmaras ou mel.. quando você despeja a cerveja filtrada no barril é como os barulhos dos cursos do Tigris e do Euphrates.”
Enchente de cerveja em Londres
Em 1814, um tanque de armazenamento da cervejaria The Horse Shoe se rompeu e o acidente causou a morte de 8 pessoas.
A cor da garrafa
A escolha das garrafas escuras serve para proteger o líquido da luz solar, preservando o sabor e aroma da cerveja.
Quem nasceu primeiro a cerveja ou a geladeira?
Obviamente a história milenar da cerveja supera a história recente da criação da geladeira, mas o motivo para que o aparelho refrigerador existisse nasceu da necessidade de gelar cervejas.
Foi em 1856, quando o australiano James Herrison, ficou incubido de criar um aparelho que refrigerasse todas as cervejas de uma fábrica. No início, o equipamento era utilizado apenas por indústrias, mas depois se popularizou e tornou a geladeira que conhecemos hoje.
Zitologia, a ciência da cerveja
A zitologia é uma ciência que estuda o segmento cervejeiro. Destina-se a explorar o processo produtivo, matéria-prima, estocagem, análise sensorial e até harmonizações.
Que bebida forte!
Estamos acostumados a consumir cervejas que variam de 4,5% a 8% de teor alcoólico.
Porém, é possível encontrar uma cerveja que supera até mesmo um copo de vodka. É o caso da cerveja Koelschip Mystery of Beer, fabricada na Holanda, pela cervejaria Brouwerij Koelschip. Ela possui teor alcoólico de 70%!
Cerveja gelada?
Cada estilo de cerveja possui uma temperatura ideal de consumo. Dessa forma, é possível ter uma experiência sensorial mais completa, sentindo melhor as suas nuances e particularidades.
Gostou das curiosidades sobre as cervejas? Deixe sua opinião nos comentários!
Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.
Autoria: Lais Guitti é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.