E aí, você sabe?
Leia o texto a seguir e descubra;
Processo de fabricação
A principal diferença entre chopp e cerveja é que o chopp não passa pelo processo conhecido como “pasteurização”, já a cerveja sim. A pasteurização ocorre no final do processo produtivo, em que a temperatura se eleva, chegando a 60ºC, com o objetivo de inativar leveduras presentes no produto. Após esse processo, o chopp se torna cerveja.
Validade
Ao fazer esse processo, o prazo de validade da cerveja, disponíveis em diferentes formatos e tamanhos de garrafas de vidro e latas, pode durar, em média, 6 meses fechada e poucas horas após aberta.
Já o chopp é envasado em barris PET ou de inox de 10 a 50 litros. Dura por cerca de 15 dias no barril fechado sob refrigeração e até 3 dias, após o barril ser aberto.
Paladar
O serviço de chopp quando realizado de forma correta, gera uma boa e persistente formação de espuma, oferecendo uma sensação na boca muito prazerosa e refrescante.
Em contrapartida, com algumas cervejas, não conseguimos esse resultado, por isso, temos a percepção que a cremosidade e formação de espuma do chopp é superior.
Além disso, há quem fale, que o sabor do chopp é mais leve. Essa concepção pode ser factível pelo seu frescor (já que sua validade é menor) e pela formação e cremosidade que a espuma confere ao chopp como descrita anteriormente.
Independentemente de prazo de validade das bebidas e percepções de sabor, as mesmas recomendações valem tanto para o chopp quanto para a cerveja:
- consumir com espuma ou “colarinho” para que retarde o processo de oxidação, mantendo assim, seu sabor original, sem amargor extra;
- não beber de estômago vazio;
- beber água entre os drinques;
- independentemente da sua preferência, chopp ou a cerveja, vai de Guitts!
E aí, gostou de aprender mais sobre as principais diferenças entre chopp e cerveja? Estamos à disposição para te atender ou indicar o ponto de venda mais próximo de você, aqui.
Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.
Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.