O Brasil é o terceiro país do mundo que mais produz e consome cerveja e as cervejas especiais estão ocupando um lugar cada vez mais destacado nos bares e mesas festivas de todo o país.
Mas o que seriam as cervejas especiais?
Hoje, com micro-cervejarias e cervejas artesanais surgindo e se multiplicando por todos os cantos do país, é comum a confusão entre cerveja artesanal e cerveja especial. No entanto, nem sempre esses dois termos são sinônimos. Isso porque a cerveja produzida de forma artesanal ou caseira pode não obedecer a padrões mínimos de qualidade de ingredientes – como o lúpulo e até mesmo a água – e de processos de fabricação, os quais as cervejarias industriais são obrigadas por lei e fiscalizações.
Por outro lado, há cervejarias de grande porte que utilizam cereais não maltados, tais como milho e arroz na produção, o que pode influir na apresentação e no sabor final da bebida (a lei brasileira exige que a cerveja contenha um mínimo de 55% de malte – isto é, pouco mais da metade da sua composição).
Devido a isso, o termo “cerveja puro malte” é que tem se tornado um sinônimo de cerveja de alta qualidade. Esse termo designa as cervejas que, em geral, utilizam em sua composição somente cereais maltados, os quais são secos e tostados logo após o início do processo de germinação do grão. Os grãos maltados podem ser tanto os de cevada, quanto os de trigo e os de centeio.
Mesmo assim, isso não significa que, se uma cerveja tiver cereais não maltados dentre seus ingredientes, ela será de baixa qualidade. Ingredientes não maltados podem ser utilizados com diferentes finalidades, em termos de sabor e corpo da bebida, por exemplo.
E como saber se a cerveja especial ou puro malte que estou bebendo é mesmo de qualidade?
Para isso, podemos checar os ingredientes. De forma geral, uma cerveja de boa qualidade traz somente água, malte e lúpulo. Aditivos químicos e conservantes praticamente não entram nestes barris ou nestas garrafas.
Agora, para não errar na escolha da sua cerveja especial, conheça a linha de cervejas especiais Ravache. São 5 incríveis estilos: Gold, IPA, Munich Dunkel, Weiss e Pilsen. Você vai se surpreender com os diferentes sabores, aromas e possibilidades de harmonização.
Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.