Dia 22 de Março é o dia mundial da água!
Você sabia que mais de 90% da cerveja é água?
Muito da origem e história dos estilos das cervejas se explicam pelas características da água das regiões de onde surgiram.
O sabor, a estabilidade sensorial, a espuma e a drinkability (vontade de beber) são fortemente influenciados pela qualidade da água.
As fontes de água podem ser:
- Água de superfície;
- Água subterrânea;
- Água atmosférica;
- Água da rede municipal;
- Água do mar.
Água cervejeira
Usada diretamente na fabricação do mosto e nas etapas de diluição do líquido.
Água de processo
Usada para limpeza de garrafas e desinfecção de alguns recipientes dos processos (tanques, tubulações etc). Utilizada também para o resfriamento e produção de vapor.
Propriedades químicas
- PH: é o símbolo para a grandeza físico-química, ou seja, “potencial hidrogeniônico”. Essa grandeza vai indicar a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução em uma escala de 0 a 14;
- Dureza: quantidade de sais minerais presentes na solução que vai determinar que tipo de água ela é. No mundo cervejeiro, existem 5 classificações: muito mole, mole, média, dura e muito dura.
Tratamento de água
Já está clara a importância do uso da água no processo de fabricação das cervejas, mas há um detalhe que ainda não comentamos. O tratamento de água é essencial, pois existe um tipo ideal de água para cada etapa de produção.
Cada tipo de água necessita um tratamento diferenciado, em alguns casos é preciso excluir alguns elementos ou íons, como por exemplo: cloreto, ferro, sódio, potássio, entre outros.
Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.
Autoria: Lais Guitti, é publicitária e sommelier de cervejas da cervejaria Guitt´s, formada pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.