Brasileiro gosta de cerveja e também é um bom produtor. Segundo a CervBrasil, só em 2017, foram produzidos cerca de 13,3 bilhões de litros da bebida. Isso significa um aumento de quase 10%, quando comparado ao ano de 2016. Boa parte dessa produção vai parar nas mesas dos brasileiros, que gostam da cerveja bem gelada.
O que talvez você não saiba é que não é em todos os países que essa bebida é degustada tão gelada. Em alguns locais, ela é ingerida em temperatura ambiente ou até resfriada. Nada comparado ao que acontece no Brasil.
Por que? Não é só o clima quente do Brasil que influencia. O tipo de cerveja consumida é o que faz com que a temperatura seja mais baixa ou mais alta na hora de beber.
Entenda o que acontece na hora de decidir a temperatura da cerveja
O clima influencia? Sim, pode ser um fator. Em uma tarde de verão, a cerveja tem que estar muito gelada para refrescar. Porém, o tipo de cerveja também tem muito a contribuir com a necessidade de gelo da bebida.
No Brasil, por exemplo, a mais consumida é a Pilsen e ela deve ser servida mais gelada. No geral, ela deve ser servida perto de 0 graus, mas não menos do que isso, para não diminuir a sensibilidade das papilas gustativas. Caso esteja menos do que isso, não dará para sentir muito bem o sabor da bebida, servirá apenas para matar a sede e se refrescar.
Em outros países, como nos EUA e Alemanha, a cerveja é pedida na temperatura ambiente. O clima mais frio desses locais influencia nessa escolha. Além disso, o tipo de cerveja também assume um papel fundamental na escolha da temperatura.
Tipo de cerveja x temperatura
- Muito gelada – 2° a 4°C: temperatura indicada para as cervejas com até 5,5% de teor alcoólico como as Pilsens, Helles e Witbiers;
- Gelada – 4° a 6°C: indicada para a Tripel belga, cervejas de trigo alemãs (Weizenbier) e as Lambics;
- Fria – 7° a 10°C: a melhor temperatura para Weizenbocks, Porters, Dubbels, IPA’s e outras cervejas com maior teor alcoólico;
- 10° a 13°C: temperatura adequada para BarleyWines, Belgian Dark Strong Ales, Bocks Imperial Stouts.
Sabendo disso, se for viajar para os Estados Unidos ou para a Alemanha, não se surpreenda com a cerveja sem estar estupidamente gelada.
Gostou das dicas? Siga a gente no Instagram e Facebook para ficar por dentro das nossas novidades.
Ainda não temos nenhum comentário para este artigo.
Seja o primeiro utilizando o formulário abaixo.